
Título: Desafios Do Desenvolvimento Capixaba No Seculo Xxi
Autor: Jorge Luiz dos Santos Junior
Sinopse: Os anos 2000 marcaram a ascensão do Estado do Espírito Santo para o rol dos Estados com indicadores de crescimento robustos, e grande parte desse movimento se deve ao ressurgimento do Petróleo enquanto o “grande” propulsor do “Desenvolvimento”. No entanto, uma visão pragmática, consubstanciada na ideia de que o “Petróleo tem que ser nosso”, ofusca debates relevantes acerca do processo de desenvolvimento capixaba que passa pelos desafios impostos às populações tradicionais (índios, quilombolas, pescadores artesanais), aos agricultores, ao meio ambiente e às políticas públicas nesse Estado. O livro “Desafios do desenvolvimento capixaba no século XXI” busca contribuir para a redução de uma relativa lacuna intelectual, publicizando reflexões interdisciplinares que convergem para o tema “Desenvolvimento”, fugindo do economicismo das análises do mainstream, porém sem deixar de tratar de temas que se configuram como indispensáveis à análise do processo em voga. Pensar a dinâmica do desenvolvimento é pensar os diversos elos de uma rede de atores e instituições que se entrelaçam no campo antropológico e cultural, no interior e na cidade, no meio ambiente e na economia, que formam ou tendem a formar uma sociedade e uma cultura capixaba. A obra conta com a participação de profissionais com experiência na área acadêmica e na gestão pública estadual e municipal. Os desafios do desenvolvimento capixaba são muitos, e nesse livro apontam-se algumas pistas do que não pode ser negligenciado nos debates e nas ações.
Contexto da obra
Na área de Administração, livros como este costumam se ligar a gestão, estratégia e aplicação prática. “Desafios Do Desenvolvimento Capixaba No Seculo Xxi”, de Jorge Luiz dos Santos Junior, publicado pela editora CRV, em 2013 e com 136 páginas, integra a categoria Livros de Administração. Esse contexto costuma ser útil para situar a obra entre leituras mais conceituais e leituras mais voltadas à ação.
Editora: CRV
Páginas: 136
Ano: 2013
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8580427401
ISBN13: 9788580427400
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,362
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 0,90
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
