
Título: Doenças Respiratórias
Autor: Joaquim Carlos Rodrigues
Sinopse: O livro Doenças Respiratórias foi amplamente revisado e atualizado. A segunda edição manteve a abordagem prática e objetiva das doenças agudas e crônicas do sistema respiratório mais frequentes em pediatria. Também correlaciona os conceitos fisiopatológicos com o quadro clínico e discute os procedimentos diagnósticos e o tratamento, além de orientar o pediatra no encaminhamento ao especialista. Trata-se de um volume de mais de 600 páginas, que contempla os mais diferentes aspectos das doenças respiratórias na criança. Inicia-se com uma série de capítulos gerais sobre diagnóstico e terapêutica, dos quais se destacam o capítulo sobre provas de função pulmonar, escrito pela equipe responsável há algumas décadas pelo laboratório de função pulmonar do ICr, e também um longo capítulo sobre o diagnóstico por imagem do tórax, escrito pelo Dr. Luiz Antonio Nunes de Oliveira, chefe do serviço de diagnóstico por imagem do ICr. Segue-se um grupo de capítulos sobre as afecções respiratórias neonatais; a terceira seção trata dos problemas do trato respiratório superior; e a quarta, dos problemas infecciosos agudos e crônicos do trato respiratório inferior. Na quinta seção, encontram-se os capítulos sobre as doenças respiratórias crônicas e neles aparece, então, a significativa experiência da Unidade de Pneumologia do ICr nos campos da asma brônquica, do refluxo gastroesofágico e da mucoviscidose, assim como a experiência clinicolaboratorial mais recente com as discinesias ciliares. O livro termina com dois oportunos capítulos sobre o tabagismo passivo e outro sobre os medicamentos mais utilizados dentro da Pneumologia Pediátrica, nos quais se aprofundam conceitos e se transmitem orientações práticas fundamentais para o pediatra, o principal alvo da Coleção Pediatria do ICr do HC-FMUSP.
Contexto da obra
Na área médica, obras como esta geralmente circulam em contextos de estudo, atualização e apoio técnico. “Doenças Respiratórias”, de Joaquim Carlos Rodrigues, publicado pela editora Editora Manole Saúde, em 2011 e com 644 páginas, integra a categoria Livros de Medicina. Na prática, esse contexto ajuda a perceber melhor o valor do livro para estudo, revisão e atualização na área.
Editora: Editora Manole Saúde
Páginas: 644
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 852043147X
ISBN13: 9788520431474
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,945
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 4,00
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Manole Saúde oferecem uma imersão detalhada em temas ligados à saúde, com foco em áreas como fisioterapia, clínica médica, nutrição e esportes. A leitura costuma ser densa e técnica, mas com preocupação em apresentar conteúdos atualizados e aplicáveis, desde a avaliação funcional até o tratamento e reabilitação. O catálogo privilegia obras que equilibram explicações teóricas com orientações práticas, muitas vezes ilustradas, para facilitar a compreensão de procedimentos complexos. Há uma clara ênfase em profissionais e estudantes da saúde, com textos que abordam desde a fisiologia e anatomia até aspectos psicossociais e comportamentais do exercício e da clínica.
