
Título: E Foram Todos Para Paris
Autor: Sergio Augusto
Sinopse: Nos passos da cidade-luz dos anos 20.Muito mais que um simples roteiro de viagem, este livro nos leva de volta à cidade-luz dos anos 1920 onde a cultura, a arte, a arquitetura e a liberdade eram o cenário de artistas que moravam na capital francesa e mais tarde se tornaram grandes nomes da história, como Ernest Hemingway, Picasso, Zelda e Scott Fitzgerald, Kiki e Josephine Baker.‘’Se você teve a sorte de viver em Paris, quando jovem, sua presença irá acompanhá-lo pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa móvel’’, escreveu Ernest Hemingway, em carta a um amigo, em 1950.O livro retrata com nostalgia um passado onde a festa parecia não ter fim. “A Paris de Hemingway & cia. — mais conhecida como a Paris da Geração Perdida — ganha qualquer concorrência, sem desdouro da Paris do imediato pós-guerra, também formidável (muito jazz, existencialismo, caves esfumaçadas, cinemas de arte), e com uma vantagem nada negligenciável sobre as anteriores: penicilina em qualquer farmácia”, escreve o autor.O autor levantou endereços, montou mapas e itinerários, e saiu em busca de um tempo perdido, com sua inseparável Canon analógica e um caderno de notas. A reportagem original, publicada em 18 de janeiro de 1990 nas páginas de Turismo do jornal Folha de S. Paulo, se entitulava “A geração perdida ainda está em Paris” e tornou-se um guia de viagem sui generis para aqueles que vão à capital francesa para muito mais do que comer, beber, fazer compras e subir na torre Eiffel.
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “E Foram Todos Para Paris”, de Sergio Augusto, publicado pela editora Casa da Palavra, em 2011 e com 90 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 90
Ano: 2011
Edição: Viagens e Turismo
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8577342255
ISBN13: 9788577342259
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,181
- Altura (cm): 20,80
- Largura (cm): 12,60
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
Os livros da editora CASA DA PALAVRA apresentam uma variedade de temas que transitam entre biografias marcantes, narrativas históricas e reflexões culturais. A experiência de leitura costuma envolver um mergulho em histórias pessoais intensas, como trajetórias de vida de figuras públicas e relatos de superação, ou em análises detalhadas de contextos sociais e artísticos, que trazem um ritmo mais informativo e investigativo. O catálogo indica uma predileção por obras que combinam pesquisa documental com uma linguagem acessível, que pode variar do tom mais intimista e emotivo ao didático e analítico. Há também espaço para a literatura que explora paixões humanas e dilemas existenciais, com narrativas que equilibram tensão e sensibilidade.
