
Título: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E ESTÉTICA
Autor: Furtado Magalhães
Sinopse: O reconhecimento da importância de alguns elementos presentes na sociedade contemporânea que, no plano contextual apresentam um quadro sui generis de desestabilização dos cânones herdados da modernidade, e que, juntamente com o contexto político, se colocam como primordiais para o entendimento de tais modificações, situa a educação enquanto processo formativo imprescindível na análise crítica da sociedade. Nesse sentido, sua abrangência é bastante significativa na composição de um pensamento que perspectiva a análise crítica, mas também apresenta elementos significativos a serem incorporados numa referência que possibilita a autonomia e a emancipação humanas. Nesse sentido, a estética, dialogando com a educação, se apresenta como uma possibilidade de mediação entre a racionalidade e a sensibilidade e possui o grande desafio de resgatar a humanidade que ainda há no homem. Desse modo, os capítulos que compõem esta coletânea da linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, apesar da diversidade de abordagens conceituais, remetem a um eixo central, que é a interrelação entre educação, sociedade e estética.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E ESTÉTICA”, de Furtado Magalhães, publicado pela editora Editora Mercado de Letras, em 2020 e com 148 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Editora Mercado de Letras
Páginas: 148
Ano: 2020
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8575914251
ISBN13: 9788575914250
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,187
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 0,80
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Mercado de Letras costumam explorar temas ligados à educação, linguagem e formação, com uma clara preocupação social e política. A experiência de leitura frequentemente envolve reflexões críticas sobre a educação pública, práticas docentes e processos de letramento, muitas vezes com um tom acadêmico, mas acessível. O catálogo sugere obras que dialogam com o ensino básico e superior, abordando desde a formação de professores até o papel da linguagem em contextos sociais e culturais específicos. Há também um interesse evidente por questões de materialidade do livro, multimodalidade e a relação entre texto e imagem, o que amplia o campo de leitura para além do texto tradicional. A diversidade do catálogo se manifesta em obras que vão do estudo da psicanálise e linguística aplicada a abordagens práticas para o cotidiano escolar, contemplando tanto análises teóricas quanto relatos de experiências.
