
Título: Estudos sobre o amor
Autor: Ortega Y Gasset
Sinopse: O livro Estudos sobre o Amor foi inicialmente publicado em 1939 e em Buenos Aires. Esta nova edição, além dos estudos que originaram o livro - os que têm por título "Características do amor", "O amor em Stendhal" e "A escolha amorosa" -, inclui outros ensaios do autor. Num artigo publicado no El Espectador, I, escrevia Ortega: "Acredito que a nossa época vai ocupar-se do amor com um pouco mais de seriedade do que as anteriores... O erótico foi desde sempre submetido a um regime de ocultação. El espectador não aceita que no espetáculo da vida existam departamentos proibidos. Falemos, pois, a miúdo, destas coisas, as únicas em que Sócrates se declarava especialista."
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Estudos sobre o amor”, de Ortega Y Gasset, publicado pela editora Relógio D'água, em 2002 e com 244 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Relógio D'água
Páginas: 244
Ano: 2002
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 9727086942
ISBN13: 9789727086948
Sobre a editora
Os livros da editora Relógio D'Água apresentam uma leitura que mescla densidade intelectual e narrativa envolvente, transitando entre a poesia, a filosofia e a ficção literária com forte carga reflexiva. As obras frequentemente exploram tensões entre pensamento e ação, passado e presente, individual e coletivo, criando atmosferas que oscilam entre o íntimo e o universal. O ritmo das narrativas varia, podendo ser contemplativo e psicológico em alguns casos, ou marcado por conflitos morais e políticos em outros, sempre com uma linguagem que privilegia a precisão e a profundidade. O catálogo sugere uma atenção especial a temas como a condição humana, o poder, a memória e as contradições sociais, com textos que dialogam tanto com a tradição clássica quanto com questões contemporâneas.
