
Título: Experiencia E Arte Contemporanea
Autor: Bident Christopher
Sinopse: Nesse livro, organizado por Ana Kiffer, Renato Rezende e Christophe Bident, propomos deter por um instante o olhar sobre as relações, implicações, sobre-determinações, aproximações e diapasões entre a noção de experiência e o campo das manifestações artísticas e culturais contemporâneas.Os escritos reunidos neste livro promovem rara troca de ideias. A cada lance, novos territórios críticos podem surgir: conversas, giros, súbitas lateralidades fazem reverberar perguntas a partir do termo experiência, expondo seu caráter problemático. Vamos encontrá-lo, como quase tudo na era do sampler, em estado de êxodo.Acompanhando a estratégia de algumas proposições artísticas contemporâneas, o livro irá manter o desafio de levar adiante um movimento que não deixa de incluir seu próprio colapso. Como retomar o termo experiência, senão de modo tentativo? Vinculado fortemente à alta modernidade e à maneira de sentir romântica, o conceito despertaria quais sentidos nesse trânsito constante de entidades dividuais, códigos, temporalidades várias? Desdobra-se, buscando mover territórios: vivências críticas e participantes, conversas infinitas, perguntas dentro da pergunta.experiência-limite, sugere Oiticica: experiência positiva de um viver negativo. Algo se daria aí como um questionamento radical. Envolvido na construção de membranas de contato, Ricardo Basbaum já havia notado a conexão arte/mundo como uma espécie de mergulho ao avesso. Em entrevista publicada nesta coletânea, o artista-etc observa que [o] lugar da arte está sendo reivindicado por várias forças e interesses, choques culturais, e em todas essas variações seria necessário acreditar existir o momento de um encontro, que teria uma intensidade tal que valeria a pena, tanto para o sujeito que se lança nesse encontro, quanto para quem propõe a arquitetura e engenharia daquele processo. Uma das tarefas desta edição seria relançar a pergunta por tais encontros e intensidades, explorando mais uma vez a zona arte/externalidade. Tatiana Grinberg, traçando linhas extradisciplinares, propõe exercícios de/para um corpo hipersensibilizado, predisposto à escuta do mundo, em iminência. Detona um pensamento da mistura carnal, investido por uma fenomenologia do cyborg. Seu projeto Placebo atualiza a densidade da carne e do tempo: morder a duração.Ao modo provisório de Musa, obras e textos aqui buscam tornar palpáveis outras vivências. Também Laura Lima prepara, em líricos projetos/processos, organismos desenvolvidos entre carne, palavra, desenho, arquitetura, e acontecimentos. São objetos relacionais, enxertos, corpos, espaços, memórias diferentes que trocam significados e ativam uma escrita performativa, entre o ato e a matéria. Experiências se propagam, deslizando de diferença para diferença. A arte, aberta aos acontecimentos, se confunde então com um campo de deflagramentos, terreno mestiço…Cecilia Cotrim (na orelha do livro)
Contexto da obra
Na área de Artes, livros como este costumam interessar pelo repertório visual e pela reflexão estética. “Experiencia E Arte Contemporanea”, de Bident Christopher, publicado pela editora Editora Circuito, em 2012 e com 100 páginas, integra a categoria Livros de Artes. Esse contexto costuma ser útil para perceber como o livro pode ampliar olhar e sensibilidade.
Editora: Editora Circuito
Páginas: 100
Ano: 2012
Edição: Artes e Cultura
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8564022265
ISBN13: 9788564022263
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,150
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 0,50
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Circuito convidam o leitor a explorar territórios onde arte, cultura e pensamento se entrelaçam de forma densa e reflexiva. A experiência de leitura é marcada por narrativas que transitam entre o ensaio crítico, a poesia experimental e relatos que dialogam com questões sociais e políticas contemporâneas, muitas vezes a partir de perspectivas sensoriais e corporais. O tom varia entre o contemplativo e o provocativo, com textos que desafiam categorias fixas e estimulam múltiplas interpretações. O catálogo sugere um interesse constante pela investigação da arte em seus mais diversos modos de atuação, incluindo práticas coletivas, espaços alternativos e o cruzamento entre estética e ativismo.
