
Título: Experiencias de Ciencias
Autor: Alberto Gaspar
Sinopse: Tendo como fundamentação teórica a pedagogia vigotskiana, para o autor"a aprendizagem não resulta da atividade em si, mas das interações sociais que é capaz de desencadear", Assim, "a opção pela atividade experimental deve ter como objetivo as interações sociais que ela pode promover em relação ao conteúdo apresentado." Em síntese, "este deve ser o objetivo fundamental das atividades experimentais:promover interações sociais que tornem as explicações mais acessíveis e eficientes." A partir desse pressuposto teórico, o autor se dedica não só a orientar detalhadamente o professor em todas as etapas do experimento como a apresentar explicações dos fenômenos observados acessíveis aos alunos, procurando adequá-lasas desses alunos. Desse modo, com correção e rigor, às prováveis estruturas cognitivas desses alunos. Desse modo, o professor de Ciências do ensino fundamental - ou das ciências do ensino médio - vai ter em mãos um livro verdadeiramente inovador no desenvolvimento da atividade experimental. Obra de grande valor pedagógico e rara abordagem, oferece um contribuição inestimável para o aperfeiçoamento teórico e prático do professor.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Experiencias de Ciencias”, de Alberto Gaspar, publicado pela editora LF Editorial, em 2015 e com 328 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: LF Editorial
Páginas: 328
Ano: 2015
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8578612760
ISBN13: 9788578612764
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,690
- Altura (cm): 26,00
- Largura (cm): 19,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora LF EDITORIAL convidam a uma imersão em temas ligados principalmente à educação, ciências e matemática, com abordagens que transitam entre o rigor acadêmico e a aplicação prática em sala de aula. O catálogo revela uma preocupação constante com a formação de professores, a investigação pedagógica e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, como a psicologia educacional, a história da ciência e a filosofia. A leitura desses títulos costuma exigir atenção a discussões conceituais aprofundadas, mas também oferece clareza e acessibilidade para públicos que vão de docentes a estudantes e pesquisadores. Há obras que exploram desde fundamentos teóricos até propostas didáticas, com um ritmo que varia entre o mais reflexivo e o mais aplicado, sugerindo um equilíbrio entre análise crítica e utilidade prática.
