
Título: Família e Coronelismo no Brasil
Autor: Rego Do
Sinopse: O novo livro do diplomata e escritor André Heráclio do Rêgo, Família e coronelismo no Brasil (selo A Girafa) tem como primeiro objetivo analisar as relações entre a família e o poder local, mais conhecido no Brasil como ‘coronelismo’. O autor tem como personagem central sua própria família, especialmente seu tio avô Francisco Heráclio do Rêgo, popularmente conhecido por coronel Chico Heráclio, personagem fundamental na história política pernambucana, famoso não só pelo seu poderio político e pelo seu carisma, mas também pelo folclore que se criou em torno de sua figura.Em sua apresentação ao livro, o jornalista José Nêumanne releva que um dos clássicos do folclore político nacional, selecionado por gente como o jornalista baiano Sebastião Nery e ‘incorporado’ por outros personagens, que lhe assumiram o protagonismo, é a história, verídica, do voto secreto. À época do episódio, votava-se em cédulas impressas postas pelo eleitor num envelope que, lacrado e assinado pelos mesários, este depositava na urna. O coronel em questão reuniu seus moradores, mandou que ficassem em fila indiana e lhes entregou, um a um, os envelopes lacrados com as cédulas dos candidatos sufragados. Aí era só ir à seção eleitoral, pegar as assinaturas dos mesários e votar. Votar? Pois é! Um cabra mais ousado resolveu perguntar:“O senhor pode me dizer pelo menos em quem eu vou votar, coronel?” A resposta foi ríspida e rápida: “Então, cabra ignorante, tu não sabes que o voto é secreto?” Esse é o aspecto folclórico da atuação do coronel, o mais explorado e que faz as delícias da crônica política. O livro analisa também outros aspectos, como a liderança tradicional e carismática, tal como definida por Max Weber, e a importância do coronel como chefe de uma parentela, de uma família larga, com seus membros consangüíneos e afins e com seus agregados.Enriquecido com uma série de documentos, como folhetos de cordel, nos quais o coronel Chico Heráclio fazia a sua propaganda política e divulgava suas ações de ordem econômica, social e política, o livro traz ainda uma rica iconografia familial, projetando fatos importantes para as famílias ilustres não somente do Nordeste, mas do país inteiro, como batizados, primeiras comunhões, casamentos e posse em cargos eletivos, entre outros. Tais documentos revelam uma estratégia muito bem concebida de divulgação e imposição de uma imagem ideal, que se revela uma excelente fonte de poder político. “Acredito que o livro de André Heráclio do Rêgo, com segurança, a um só tempo relata a história de um grupo familiar poderoso de Pernambuco e leva o leitor a formular reflexões variadas sobre estes complexos sócio-culturais de Pernambuco e do Brasil. Por isto o considero um grande livro”, escreve o conhecido geógrafo e historiador Manuel Correia de Andrade, autor do clássico ‘A terra e o homem do Nordeste’, em seu prefácio.
Contexto da obra
Nas Ciências Políticas, livros como este costumam dialogar com instituições, ideias e vida pública. “Família e Coronelismo no Brasil”, de Rego Do, publicado pela editora A Girafa, em 2008 e com 384 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Políticas. Esse enquadramento ajuda o leitor a perceber melhor a natureza analítica da obra e seu lugar no debate político.
Editora: A Girafa
Páginas: 384
Ano: 2008
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 857719034X
ISBN13: 9788577190348
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,560
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora A Girafa costumam explorar temas que transitam entre o literário e o ensaístico, com uma predileção por narrativas que combinam poesia, história e reflexões sociais. A experiência de leitura frequentemente envolve um tom introspectivo e por vezes político, com obras que abordam desde a intensidade emocional do futebol até investigações históricas e científicas. O catálogo apresenta textos que podem ser tanto densos e analíticos quanto líricos e subjetivos, convidando o leitor a um percurso que vai do íntimo ao coletivo. Há uma atenção clara à linguagem cuidadosa e ao ritmo que mescla o poético com o informativo, em obras que dialogam com temas como ciência, política, cultura e identidade.
