
Título: Filosofia da História
Autor: William H. Dray
Sinopse: Filosofia da História – William Dray William Herbert Dray (Montreal 23 de junho de 1921) é um teórico da história canadense. Após servir as Forças Armadas do Canadá na Segunda Guerra Mundial, Dray estudou história na Universidade de Toronto. Concluiu o seu doutoramento em 1956, na Universidade de Oxford. De 1953 a 1968, lecionou na Universidade de Toronto. Subsequentemente, seria professor na Universidade de Trent, e, de 1976 a 1986, na Universidade de Ottawa. As contribuições mais significativas de Dray situam-se no campo da filosofia analítica da história e das ciências sociais. Dray destacou-se como um crítico das tendências positivistas, tendo enfatizado que os modelos explicativos das ciências naturais são insuficientes nas ciências humanas
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Filosofia da História”, de William H. Dray, publicado pela editora zahar, em 1969 e com 259 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: zahar
Páginas: 259
Ano: 1969
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Zahar costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico com uma linguagem acessível, mesmo em temas complexos como filosofia, psicanálise e história. O catálogo revela uma predileção por obras que exploram o pensamento crítico e reflexivo, abordando desde biografias detalhadas e ensaios filosóficos até análises sociais e culturais. A narrativa frequentemente se apoia em investigações profundas, com ritmo que varia entre o didático e o contemplativo, convidando o leitor a um mergulho atento e prolongado em temas que vão da modernidade líquida às raízes do pensamento social. A diversidade do material indica que há tanto textos mais densos e conceituais quanto obras que privilegiam a clareza e a objetividade, sem perder a complexidade dos assuntos tratados.
