
Título: Gêneses, genealogias, gêneros e o gênio
Autor: Jacques Derrida
Sinopse: Pensar é, antes de tudo, saber perguntar. Quem sabe o que pergunta? Quem pergunta o que sabe? O que significa perguntar pelo que se sabe? Que significa saber perguntar o que ainda não se sabe? Por que perguntar quanto talvez a resposta seja impossível ou sempre imprecisa? Perguntar, eis a questão! O filósofo Jacques Derrida foi um mestre nisso. Em “Gêneses, genealogias, gêneros e o gênio”, este pequeno livro de grandes questões, ele parte de uma pergunta absolutamente simples e desconcertante: “Um gênio, o que é?”, “o que dizer do gênio?”. Fácil, não? A resposta pode ser inacreditavelmente complexa e deliciosamente trabalhada como texto que se faz perguntando e avança tentando dar respostas ao que nunca cessa de questionar. Derrida foi um dos pensadores mais livres do seu tempo de influência sobre os imaginários filosóficos ocidentais, a segunda metade do século XX, época de decadência dos intelectuais, convertidos, na maioria, à docilidade das respostas prontas e das questões essenciais silenciadas. Através da interrrogação, “um gênio, o que é?”, na verdade, Derrida interpela o leitor, provoca-o, incita-o, leva-o por caminhos nada lineares a perguntar-se: pensar, o que é? O que dizer do pensamento? Derrida propõe uma “desconstrução”, esboça uma genealogia de um gênero. Não fala de si. Ao contrário. Fala de outro. Mas não seria absurdo rotular o seu texto de autobiográfico. Afinal, a questão, “um gênio, o que é?”, poder-se-ia economizar a argumentação e responder simplesmente: Jacques Derrida.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Gêneses, genealogias, gêneros e o gênio”, de Jacques Derrida, publicado pela editora Sulina, em 2005 e com 96 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Sulina
Páginas: 96
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8520503993
ISBN13: 9788520503997
Sobre a editora
A leitura dos livros da editora SULINA revela um compromisso com obras que exploram temas acadêmicos e culturais com profundidade e rigor, sem abrir mão de acessibilidade para públicos diversos. O catálogo privilegia textos que dialogam com áreas como educação, sociologia, filosofia, comunicação e artes, apresentando reflexões que transitam entre o rigor teórico e a aplicação prática, como em análises sobre música na educação, redes de pesquisa, ou a interface entre literatura e clínica filosófica. A narrativa costuma ser densa, com ritmo que varia entre o ensaístico e o didático, e o tom, em geral, é reflexivo, crítico e aberto a múltiplas interpretações. Há obras que adotam linguagem mais experimental e outras que privilegiam a clareza para facilitar o acesso a temas complexos, indicando uma diversidade editorial que atende tanto leitores acadêmicos quanto interessados em cultura e pensamento contemporâneo.
