
Título: História da Filosofia: Vol. II
Autor: Giovanni Reale
Sinopse: O ponto de partida do ensino de filosofia está nos problemas que ele tem proposto e continua propondo. Já o ponto de chegada do ensino de filosofia está na formação de mentes ricas em teorias e destras nos métodos, capazes de formular e desenvolver as questões de modo metódico e de ler de modo crítico a realidade que as cerca. Esta obra tem por objetivo: criar uma razão aberta, capaz de se defender das múltiplas solicitações contemporâneas à fuga para o irracional ou ao encerramento em estreitas posições pragmáticas ou científicistas. E a razão aberta é uma razão que sabe ter em si mesma a capacidade de correção de todos os erros que comete (enquanto razão humana) e a força para empreender itinerários sempre novos.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “História da Filosofia: Vol. II”, de Giovanni Reale, publicado pela editora Edições Paulinas, em 1990 e com 974 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Edições Paulinas
Páginas: 974
Ano: 1990
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Edições Paulinas costumam explorar temas ligados à fé cristã e à espiritualidade, com uma linguagem que transparece autenticidade e busca amadurecer o leitor. O catálogo apresenta obras que vão desde narrativas bíblicas para o público infantil até reflexões filosóficas e psicológicas sobre a vida, o sofrimento e a vocação humana. O tom varia entre o didático e o contemplativo, com textos que convidam à meditação, à compreensão da fé e à prática da espiritualidade no cotidiano. Em algumas obras, há também um olhar para a história e para personagens religiosos em contextos históricos específicos, enquanto outras se dedicam a oferecer suporte prático para grupos de catequese e liturgia.
