
Título: História, Memória e Historiografia
Autor: Francisco Régis Lopes Ramos
Sinopse: Livro com artigos apresentados no VI Seminário Internacional História e Historiografia. Os trabalhos aqui reunidos fizeram parte dos Simpósios Temáticos “Narrativa, memória e cultura histórica”, “Teoria da Histó- ria e História da Historiografia” e “Memória/História: novas perspectivas”. Os diversos usos da história, corpo, memória, historiografia, monumentalização são alguns dos aspectos tratados nos textos aqui reunidos, que têm em comum a diversidade e qualidade. História
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “História, Memória e Historiografia”, de Francisco Régis Lopes Ramos, publicado pela editora SertãoCult, em 2020 e com 449 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: SertãoCult
Páginas: 449
Ano: 2020
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9786587429533
Sobre a editora
Os livros da editora SertãoCult convidam o leitor a um mergulho em temas que transitam entre o urbano e o regional, com forte presença de perspectivas acadêmicas e culturais brasileiras. A experiência de leitura revela um interesse por narrativas que exploram a complexidade das cidades, como fragmentos múltiplos e contraditórios, e pela valorização de saberes ligados à memória, história e educação, especialmente em contextos locais e populares. O catálogo sugere um diálogo entre textos mais densos, com linguagem crítica e reflexiva, e obras que apresentam uma abordagem mais acessível e didática, como propostas para ensino e divulgação científica. O ritmo das obras varia do ensaio acadêmico à poesia de denúncia, passando por relatos de trajetórias pessoais e coletivas, que enfatizam a interdisciplinaridade e a escuta atenta das vozes marginalizadas.
