
Título: Livro Negro, O
Autor: Orhan Pamuk
Sinopse: O livro negro tem como ponto de partida uma trama aparentemente policial: Rüya, esposa e prima do jovem advogado Galip, desaparece de casa sem motivo, deixando apenas um ambíguo bilhete de despedida. Começa então para Galip uma busca desesperada pelas ruas de Istambul para descobrir seu paradeiro. Essa procura é entremeada, ao longo do romance, às crônicas diárias do célebre jornalista Celâl Salik, meio-irmão de Rüya e primo de Galip, publicadas pelo jornal Milliyet. Celâl, que vive se escondendo para evitar ser localizado, escreve sobre os mais variados temas, que vão de política, estrelas de cinema e gângsteres turcos a reminiscências familiares, poetas sufis, o caminho da iluminação e o amor, passando por profundas discussões sobre o hurufismo, uma obscura seita do século XIV que acreditava ser possível encontrar a origem de nossas vidas em letras escritas por Alá em nossos rostos. Obra labiríntica, qual uma caixa de histórias dentro de histórias, O livro negro fala de uma busca, de uma cidade e de memórias. Mas, acima de tudo, versa sobre a única coisa que, para o autor, consegue ser superior a todos os outros temas: a literatura. "Esta narrativa estranha e hipnótica vira o romance policial do avesso ao deslocar o assassinato de sua posição icônica de mistério a ser solucionado, provando que Orhan Pamuk é uma das vozes mais originais e vigorosas da ficção contemporânea." - Independent on Sunday
Contexto da obra
Na ficção, o interesse por um livro costuma começar na história, mas não termina nela. “Livro Negro, O”, de Orhan Pamuk, publicado pela editora Companhia das Letras, em 2008 e com 528 páginas, integra a categoria Livros de Ficção. Por isso, o livro tende a ganhar mais presença quando o leitor observa também como a história é contada.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 528
Ano: 2008
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8535913424
ISBN13: 9788535913422
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,800
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,90
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Das Letras oferecem uma experiência de leitura que varia entre o íntimo e o social, com narrativas que exploram conflitos familiares, questões históricas e políticas, além de temas contemporâneos como violência e memória. O catálogo privilegia obras que mesclam profundidade psicológica e crítica social, apresentando personagens complexos e ambientes que vão do Brasil urbano à paisagem natural, passando por contextos históricos e culturais diversos. Há um equilíbrio entre textos mais narrativos, como romances e contos, e obras informativas ou ensaísticas que dialogam com a história, política e ciências sociais. O tom pode ser tanto reflexivo e melancólico quanto ágil e envolvente, com ritmo que ora convida à contemplação, ora mantém a tensão do suspense.
