
Título: Manual de Direito Romano
Autor: Instuições de Direito Privado
Sinopse: Estudo sucinto das Instituições de Direito Privado Romano. O autor desenvolve seu exame não só do Direito Privado, mas também de Direito Público, Judiciário e Penal, fornecendo uma visão completa do sistema jurídico. Ao final de cada capítulo, o autor traz a figura jurídica analisada com a que lhe corresponde no Direito brasileiro, facilitando a compreensão do leitor e transmitindo-lhe a atualidade e importância do estudo do Direito Romano. Recorre, sistematicamente, a quadros sinópticos, tanto naquele Direito, quanto no nosso, em método comparativo, para mostrar a correlação das regras.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Manual de Direito Romano”, de Instuições de Direito Privado, publicado pela editora Forense, em 1998 e com 467 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Forense
Páginas: 467
Ano: 1998
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8530905024
ISBN13: 9788530905026
Sobre a editora
Os livros da editora Forense apresentam uma leitura densa e técnica, focada em temas jurídicos que abrangem desde o direito processual civil e penal até áreas específicas como direito agrário, constitucional e administrativo. A linguagem costuma ser clara e precisa, ainda que voltada para um público que busca aprofundamento acadêmico e profissional, como estudantes de direito, advogados e operadores do sistema jurídico. O catálogo revela obras que combinam análises detalhadas da legislação vigente com comentários jurisprudenciais e doutrinários, muitas vezes atualizados conforme reformas legislativas recentes. Há uma predominância de textos que equilibram a exposição teórica com exemplos práticos e estudos de casos, oferecendo um ritmo que pode variar do mais didático ao mais denso, conforme o tema abordado. A Forense publica também traduções e obras que dialogam com a filosofia do direito, ampliando o escopo para reflexões conceituais.
