
Título: Marat: O amigo do povo
Autor: Oliver Coquard
Sinopse: A violência do discurso e da atuação de Jean-Paul Marat, uma das figuras mais marcantes da Revolução Francesa, causava medo e repulsa e, ao mesmo tempo, admiração e respeito entre seus contemporâneos. Esta visão polêmica e apaixonada do "Amigo do Povo" - nome do jornal editado por Marat que acabou se tornando seu cognome - contaminou também os historiadores. Ele foi mostrado ou como um fanático sanguinário e principal incitador do terror revolucionário ou como um herói popular romantizado. Marat, de Olivier Coquard, explica as origens dessa disputa em torno de sua memória e mostra seu percurso intelectual como médico, cientista, pensador e político.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Marat: O amigo do povo”, de Oliver Coquard, publicado pela editora Scritta, em 1996 e com 483 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Scritta
Páginas: 483
Ano: 1996
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8573200103
ISBN13: 9788573200102
Sobre a editora
Os livros da editora Scritta costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor histórico e literário, com narrativas que transitam entre o ensaístico e o ficcional. O catálogo sugere um interesse por temas que envolvem momentos históricos marcantes, como a ocupação nazista na França e revoluções políticas, mas também se abre para abordagens culturais e artísticas, como o cinema e a crônica jornalística. O tom varia entre o denso e reflexivo, com ritmo que pode ser tanto meditativo quanto envolvente, dependendo do foco do livro. Há obras que exploram debates sociais e políticos intensos, enquanto outras privilegiam a sensibilidade literária e a construção de atmosferas. Em geral, a Scritta parece dialogar com leitores que apreciam textos com profundidade analítica e narrativa cuidadosa.
