Sinopse: O General Löwensköld, foi um tremendo herói de guerra mas com a idade os feitos de violência pesam-lhe na memória e decide fazer-se enterrar com o valioso anel que o rei lhe tinha dado por recomepnsa dos seus feitos. Dessa forma a sua família ficaria livre dos fantasmas do passado violento do fundador.
Contudo o anel é roubado e vai trocando de mãos atraindo má fortuna para quem o possui até finalmente voltar à posse da família Löwensköld que, contudo, decide não o enterrar como tinha sido vontade do general.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Anel dos Löwenskölds”, de Selma Lagerlöf, publicado pela editora E-Primatur, em 2017 e com 128 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Selma Lagerlöf traz uma experiência marcada por contrastes entre o lírico e o sombrio, o real e o fantástico. Em suas narrativas, o ritmo pode variar do contemplativo ao envolvente, conduzindo o leitor por paisagens naturais vívidas e personagens profundamente humanos, muitas vezes imersos em dilemas emocionais intensos. A prosa, ora delicada e sensível, ora carregada de uma tensão quase mística, cria uma atmosfera onde o cotidiano se mistura com o extraordinário, suscitando reflexões sobre destino, amor e perda. A presença constante de elementos folclóricos e lendas confere um tom quase atemporal, enquanto a construção dos personagens revela fragilidades e paixões que os tornam palpáveis. Em meio a essa diversidade, os livros de Selma Lagerlöf convidam o leitor a navegar entre o íntimo e o universal, deixando perguntas sobre a natureza humana e o sentido da existência.