
Título: O Che Guevara que Conheci e Retratei
Autor: Flávio Tavares
Sinopse: Em O Che Guevara que Conheci e Retratei, do jornalista Flávio Tavares, revive-se um instante emblemático na trajetória política de Ernesto Che Guevara, seis anos antes de sua morte em 9 de outubro de 1967, na Bolívia. Tavares relata, em textos e por fotografias, o encontro que teve com Che em 1961, ao longo dos 13 dias da Conferência Interamericana Econômica e Social, realizada em Punta del Este, no Uruguai. Foi no requintado balneário uruguaio, durante o evento organizado pela OEA, que o herói forjado na guerrilha de Sierra Maestra, em Cuba, começava a fazer-se mito. Ao aproximar-se do Che, captou cenas íntimas e inéditas, como a última ceia com os pais e irmãos, num quadro amplo em que Che surge irônico, terno ou com a rigidez do combatente.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O Che Guevara que Conheci e Retratei”, de Flávio Tavares, publicado pela editora Zero Hora, em 2007 e com 64 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Zero Hora
Páginas: 64
Ano: 2007
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8577440079
ISBN13: 9788577440078
Sobre a editora
Os livros da editora Zero Hora costumam apresentar uma leitura que oscila entre o informativo e o narrativo, com foco em temas ligados à saúde, cultura e história recente. A experiência de leitura varia do detalhamento técnico, como em obras sobre medicina infantil e tratamentos estéticos, até relatos que trazem um tom mais pessoal e documental, como memórias e registros fotográficos de figuras históricas. O catálogo também inclui coleções que valorizam a natureza e o folclore regional, ilustradas com aquarelas que criam uma atmosfera visual marcante. Essa diversidade sugere um equilíbrio entre textos densos e imagens que enriquecem a compreensão, com um ritmo que pode ser tanto reflexivo quanto envolvente.
