
Título: O Drama Da Vida Cotidiana
Autor: Scheibe E.
Sinopse: Este livro, originalmente publicado pela Universidade de Harvard, faz uma análise da sociedade a partir da perspectiva do autor, Karl E. Scheibe, que vê o dia-a-dia como um drama. Ele cita Chico Buarque: "Eu hoje fiz um samba bem pra frente, dizendo o que realmente é que eu acho". É assim que o autor encara também este livro, estabelecendo sua posição dentro desta abordagem inusitada da psicologia, oferecendo perspectivas provocantes. Scheibe analisa os mais diversos aspectos que influenciam o cotidiano, como esquizofrenia, a jogatina, sexo, indiferença, com um texto acessível mas eficaz. Assim, ele faz com que a psicologia entre em contato com a vida complexa que a maioria das pessoas vive em silêncio.
Contexto da obra
Na Psicologia, livros como este costumam interessar tanto pela formação quanto pela reflexão que propõem. “O Drama Da Vida Cotidiana”, de Scheibe E., publicado pela editora EDUC - Editora da PUCSP, em 2005 e com 288 páginas, integra a categoria Livros de Psicologia. Esse enquadramento ajuda a situar melhor a obra entre leitura acadêmica, interesse clínico e reflexão sobre experiência humana.
Editora: EDUC - Editora da PUCSP
Páginas: 288
Ano: 2005
Edição: Literatura Brasileira
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 852830325X
ISBN13: 9788528303254
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,440
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,50
Sobre a editora
Os livros da editora EDUC - Editora da PUCSP propõem uma leitura que une reflexão filosófica, análise social e pesquisa acadêmica rigorosa, frequentemente ancorada em contextos brasileiros e lusófonos. A experiência de leitura costuma envolver um ritmo denso e contemplativo, com textos que exploram desde a filosofia dos afetos até estudos sobre exclusão social, patrimônio cultural e políticas linguísticas. O catálogo revela obras que dialogam com temas como educação, violência institucional, linguística e gestão em instituições comunitárias, oferecendo um panorama multifacetado. A linguagem é predominantemente acadêmica, mas com atenção a narrativas que trazem vozes reais e experiências vividas, como entrevistas em presídios ou análises de documentários. Há obras mais teóricas e outras que privilegiam relatos e estudos de caso, o que permite ao leitor transitar entre abordagens mais conceituais e outras mais empíricas.
