
Título: Ontologia Da Realidade, A
Autor: Maturana Humberto
Sinopse: Os artigos que compõem esta coletânea apresentam os fundamentos epistemológicos da obra de Humberto Maturana e alguns desdobramentos de seu mecanismo explicativo, explorando temas como a linguagem, a cognição, os fenômenos sociais, a mente e a autoconsciência. Esta é, portanto, uma obra capital para a compreensão das raízes da matriz biológico-cultural do habitar e do existir humano, desenvolvida hoje no âmbito do Instituto Matriztica, no qual Humberto Maturana é professor e cofundador
Contexto da obra
Na Filosofia, obras como esta costumam ganhar força pela densidade das ideias e pelo tipo de reflexão que propõem. “Ontologia Da Realidade, A”, de Maturana Humberto, publicado pela editora Editora UFMG, em 1998 e com 414 páginas, integra a categoria Livros de Filosofia. Por isso, o contexto da obra costuma dizer bastante sobre a maneira mais produtiva de lê-la.
Editora: Editora UFMG
Páginas: 414
Ano: 1998
Edição: Psicologia
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8542300130
ISBN13: 9788542300130
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,620
- Altura (cm): 22,00
- Largura (cm): 15,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora Editora UFMG convidam o leitor a uma imersão em temas que transitam entre o pensamento crítico, a história e as ciências sociais, com uma forte presença da filosofia e da reflexão cultural. A experiência de leitura costuma ser densa, com obras que exploram desde análises filosóficas profundas até estudos sobre questões sociais contemporâneas, como política, educação e cultura. O catálogo revela um interesse por textos que dialogam com o presente, abordando desde as tradições literárias e artísticas até os desafios das tecnologias e das transformações sociais. O tom das obras varia entre o analítico e o ensaístico, com narrativas que privilegiam a reflexão cuidadosa e o debate conceitual.
