
Título: Os Fantasmas de Pessoa
Autor: Manuel Jorge Marmelo
Sinopse: Primeiro título de um autor português escrito expressamente para a colecção “Literatura ou Morte”, Os Fantasmas de Pessoa explora alguns aspectos obscuros da biografia do poeta e a sua ligação às teorias ocultistas. Entre os destroços da derrocada de um edifício do centro histórico do Porto são encontrados dois cadernos ordinários com capas de cartolina preta. Um é o esboço de uma novela, pomposamente identificada como “romance”. O outro, o diário do autor do escrito. A uni-los há um traço comum: Fernando Pessoa é não só o objecto da ficção que explora alguns aspectos obscuros da biografia do famoso poeta português, mas vem também a ser utilizado, conforme explica o diário, enquanto elemento de uma campanha publicitária destinada a transformar Os Fantasmas de Pessoa num êxito instantâneo de vendas. Para tal, o misterioso autor dos dois escritos lança-se numa série de crimes que, acredita, acabarão por conduzir as autoridades à descoberta do seu “romance”, concedendo-lhe a ampla divulgação de que o anónimo escritor crê ser credor. Neste afã, o narrador-mitómano acaba por vestir a pele das personagens pessoanas, irrompendo quase como um seu heterónimo tardio – ou uma reencarnação, se acreditarmos que Ricardo Reis, Álvaro de Campos ou Bernardo Soares não são mais do que epifanias ao gosto das teorias ocultistas em que Fernando Pessoa acreditou; ou fingiu acreditar.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Os Fantasmas de Pessoa”, de Manuel Jorge Marmelo, publicado pela editora Asa, em 1999 e com 128 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Asa
Páginas: 128
Ano: 1999
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 9724136671
ISBN13: 9789724136677
Sobre a editora
Os livros da editora ASA oferecem uma leitura que mescla narrativas históricas e romances de época com mistérios e dramas pessoais, frequentemente ambientados em cenários ricos e detalhados, como a Índia colonial, a Europa do século XX ou o universo vitoriano. O catálogo apresenta histórias que exploram conflitos internos e sociais, especialmente envolvendo mulheres em contextos de transformação cultural ou opressão, além de tramas policiais e aventuras que combinam suspense com elementos literários e culturais. A linguagem tende a equilibrar o tom emocional e o ritmo envolvente, proporcionando uma experiência que pode ser tanto introspectiva quanto dinâmica, com personagens que enfrentam dilemas morais e sociais profundos.
