
Título: Os Herdeiros de Darwin
Autor: Marcel Blanc
Sinopse: Não estamos mais na época de Darwin, quando as autoridades religiosas combatiam violentamente sua teoria da evolução das espécies. Hoje ninguém mais se choca com o fato de que o homem possa descender do macaco. No entanto, a teoria evolucionista mantém-se como um dos campos da ciência mais férteis em controvérsias. Marcel Blanc nos convida a um panorama da historia do darwinismo e a um balanço das atuais discussões sobre sua revisão, anunciada como necessária pelo paleontólogo Stephen jay Gould.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Os Herdeiros de Darwin”, de Marcel Blanc, publicado pela editora Scritta, em 1994 e com 295 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Scritta
Páginas: 295
Ano: 1994
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9788585328726
Sobre a editora
Os livros da editora Scritta costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor histórico e literário, com narrativas que transitam entre o ensaístico e o ficcional. O catálogo sugere um interesse por temas que envolvem momentos históricos marcantes, como a ocupação nazista na França e revoluções políticas, mas também se abre para abordagens culturais e artísticas, como o cinema e a crônica jornalística. O tom varia entre o denso e reflexivo, com ritmo que pode ser tanto meditativo quanto envolvente, dependendo do foco do livro. Há obras que exploram debates sociais e políticos intensos, enquanto outras privilegiam a sensibilidade literária e a construção de atmosferas. Em geral, a Scritta parece dialogar com leitores que apreciam textos com profundidade analítica e narrativa cuidadosa.
