
Título: Pedagogia Da Tolerancia
Autor: Paulo Freire
Sinopse: "Pedagogia da tolerância é uma reunião de textos de Paulo Freire, organizada e anotada por Ana Maria Araújo Freire. Inclui análises e reflexões do Patrono da Educação Brasileira sobre diferentes temas: os “nacionais”, como ele nomeava os indígenas brasileiros; a africanidade, que inclui uma conferência sobre Amílcar Cabral; a ação cultural e cidadania; o ensino/aprendizagem; alguns discursos pronunciados; cartas cheias de sabedoria e humor; além de testemunhos e depoimentos de sua vida. O prefácio é da educadora Lisete R. G. Arelaro, que foi braço direito de Paulo Freire na Secretaria de Educação da cidade de São Paulo. Em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática Ao longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de cem títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame. “Como educador eu não posso pensar que tenho nas mãos a salvação das classes populares — de maneira alguma. Eu sonho com nos salvarmos juntos, mas ao mesmo tempo estou convencido de que não há salvação possível antes da libertação. Primeiro temos de nos libertar e, enquanto estivermos nos libertando, ver o que podemos salvar. A libertação não pode ser doada, presenteada em uma festa de aniversário. A libertação é algo que nós criamos, fazemos, em comunhão.”"
Contexto da obra
Na Psicologia, livros como este costumam interessar tanto pela formação quanto pela reflexão que propõem. “Pedagogia Da Tolerancia”, de Paulo Freire, publicado pela editora Paz & Terra, em 2020 e com 440 páginas, integra a categoria Livros de Psicologia. Esse enquadramento ajuda a situar melhor a obra entre leitura acadêmica, interesse clínico e reflexão sobre experiência humana.
Editora: Paz & Terra
Páginas: 440
Ano: 2020
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8577534375
ISBN13: 9788577534371
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,440
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 13,50
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora Paz & Terra convidam a uma imersão profunda em temas ligados à educação, política, filosofia e história, com um olhar atento às transformações sociais e culturais. A experiência de leitura costuma ser marcada por textos densos, que mesclam reflexão crítica e engajamento, frequentemente ancorados em contextos latino-americanos e brasileiros. O catálogo privilegia obras que exploram a pedagogia libertadora, a análise das estruturas sociais e as tensões políticas, mas também inclui narrativas que abordam histórias pessoais e coletivas, como relatos de sobrevivência e memórias familiares. O tom varia entre o ensaístico e o narrativo, com ritmo que pode ser tanto didático quanto emotivo, dependendo do enfoque do texto.
