
Título: Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação
Autor: Elizeu Clementino de Souza
Sinopse: Pesquisa (auto)biográficas e práticas de formação O que possibilita socializar a riqueza das contribuições reunidas neste livro – Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação – é inquestionavelmente a cooperação científica entre os grupos de pesquisa que promovem e garantem o êxito dos Congressos Internacionais sobre Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). A notoriedade nacional e internacional do CIPA deve-se, em larga mediada à diversidade dos temas abordados, mas também pelos desdobramentos que proporcionam as publicações dos trabalhos apresentados, que sistematizam e difundem a reflexão epistemológica, teórica e metodológica oportunizada por seus eixos temáticos. As fontes (auto)biográficas, constituídas por diários, autobiografias, biografias, cartas, memoriais, entrevistas narrativas, relatos, cadernos escolares, entre tantas outras, tornaram-se há mais de trinta anos objetos de investigação dos mais pertinentes em Educação. Elas têm permitido criar novos territórios de indagação sobre a aprendizagem nos mais diversos domínios e nas mais distintas modalidades. Não é, portanto, sem razão que os grupos de pesquisa reúnem-se em redes nacionais e internacionais e, por esse viés, estudam processos identitários, questões de socialização, modos de escolarização, problematizam a exclusão/inclusão social, resistências e pertencimentos e se interessam cada vez mais com o cuidado de si, com o outro e com o mundo. Os textos, na sua quase totalidade, são da autoria de líderes de grupos de pesquisa consolidados no Diretório dos Grupos do CNPq e trazem para o leitor as principais orientações que embasam a pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação das universidades brasileiras, ao sistematizar e apresentar o estado da arte das práticas de pesquisa e de formação em suas diferentes matrizes, permitindo uma ampla visão sobre seus eixos de investigação, seus referenciais teóricos e metodológicos e novos direcionamentos da pesquisa educacional.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação”, de Elizeu Clementino de Souza, publicado pela editora EDUFRN, em 2008 e com 274 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: EDUFRN
Páginas: 274
Ano: 2008
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8534928401
ISBN13: 9788534928403
Sobre a editora
Os livros da editora Edufrn costumam apresentar uma leitura que mescla rigor acadêmico com um olhar atento às questões regionais, especialmente do Rio Grande do Norte e do Nordeste. O leitor encontra obras que transitam entre narrativas históricas detalhadas, biografias e estudos sociais, além de trabalhos que exploram temas contemporâneos como direito internacional e teoria política. A linguagem varia entre o didático e o ensaístico, com textos que convidam à reflexão sobre identidade, memória e transformações sociais. O catálogo revela um compromisso com a divulgação do conhecimento produzido na academia, mas também com a aproximação desse saber ao público interessado em temas culturais e sociais locais.
