
Título: Profetismo em Israel
Autor: José Luis Sicre
Sinopse: Universo imenso e complexo, o profetismo é aqui apresentado por um mestre à altura do desafio. A rica matéria colhida neste ensaio se distribui nas seguintes partes principais: a figura do profeta (adivinhação e profecia; os mediadores; Deus e os profetas: os meios de comunicação, vocação e crise; o profeta e a sociedade; os meios de transmissão da mensagem: a palavra, as ações simbólicas, palavra escrita e livros); a história do movimento profético em Israel (antecedentes em outros povos; as figuras mais destacadas na S. Escritura, como Amós e Oséias, Isaías e Miquéias, etc.); temas centrais na mensagem dos profetas (condenação da idolatria, luta pela justiça, atitude do profeta diante do culto oficial, etc.).
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Profetismo em Israel”, de José Luis Sicre, publicado pela editora Editora Vozes, em 1992 e com 540 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Editora Vozes
Páginas: 540
Ano: 1992
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8532615880
ISBN13: 9788532615886
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Vozes oferecem uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico e acessibilidade, com foco em temas religiosos, filosóficos e sociais. A maior parte das obras dialoga com a tradição cristã, especialmente o catolicismo, abordando desde fundamentos teológicos e hermenêuticos até reflexões sobre espiritualidade e práticas pastorais. Além disso, o catálogo inclui textos que exploram a antropologia cultural, sociologia da religião e educação, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico, sempre com atenção ao contexto histórico e cultural. Há obras que propõem exercícios práticos, como vivências para o desenvolvimento pessoal, e outras que se dedicam à análise crítica e interdisciplinar, indicando um equilíbrio entre abordagens mais narrativas e outras mais informativas.
