
Título: Profissão Docente. Profissionalidade e Autorregulação
Autor: A. Reis Monteiro
Sinopse: A profissão docente tende para o declínio, na maior parte dos países, porque é cada vez mais complexa, exigente, exercida em condições adversas e frequentemente desconsiderada. Uma medida para elevar a qualidade e prestígio da profissão docente pode ser conferir-lhe o estatuto de autorregulação. A autorregulação profissional é um poder, um privilégio e uma responsabilidade que a profissão docente deve querer e merecer, com vantagens para todas as partes interessadas.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Profissão Docente. Profissionalidade e Autorregulação”, de A. Reis Monteiro, publicado pela editora Cortez, em 2015 e com 320 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Cortez
Páginas: 320
Ano: 2015
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8524923385
ISBN13: 9788524923388
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,472
- Altura (cm): 16,00
- Largura (cm): 23,00
- Espessura (cm): 2,00
Sobre a editora
Os livros da editora Cortez costumam explorar temas ligados às ciências sociais e humanas, com foco em análises críticas da realidade brasileira e latino-americana. A experiência de leitura frequentemente envolve abordagens acadêmicas e reflexivas sobre questões como Serviço Social, educação, políticas públicas e cultura, com textos que mesclam rigor teórico e linguagem acessível. O catálogo apresenta obras que discutem desde trajetórias históricas e filosóficas até práticas pedagógicas e sociais atuais, criando um contraste entre análises densas e narrativas que valorizam a diversidade cultural e social. Em meio a trabalhos mais densos, há também espaço para textos que dialogam com o público infantojuvenil, trazendo contos e histórias que remetem ao folclore e à infância, o que evidencia uma certa amplitude temática e de público.
