
Título: Roberto, um amigo de ouro
Autor: Hideyo Aoki
Sinopse: A carreira brilhante de Roberto Rodrigues, o filho mais ilustre da gloriosa ESALQ, tem três vertentes: acadêmica, agrícola e cooperativista. Na área acadêmica coordena o Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro) e preside a Academia Nacional de Agricultura. Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP Jaboticabal, onde é Doutor Honoris Causa. Recebeu a Medalha Luiz de Queiróz da ESALQ/USP. Na área agrícola ocupou os cargos de Ministro da Agricultura (2003/06) e de Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo (1993/94). Foi presidente da ABAG, SRB e COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. Foi um dos criadores da AGRISHOW. Recebeu a Ordem do Mérito Agrícola do governo francês e o Prêmio Centenário do Ministério da Agricultura, juntamente com os ex-ministros Alysson Paolinelli e Antonio Delfim Netto. No cooperativismo é embaixador da FAO para as Cooperativas. Foi presidente da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, ACI – Aliança Cooperativa Internacional e Organização Internacional das Cooperativas Agrícolas. Recebeu a Medalha Albin Johansson do cooperativismo sueco e o Prêmio Pioneiros de Rochdale na Inglaterra, berço do cooperativismo mundial.
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “Roberto, um amigo de ouro”, de Hideyo Aoki, publicado pela editora CRV, em 2016 e com 126 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: CRV
Páginas: 126
Ano: 2016
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 9788544408933
ISBN13: 9788544408933
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
