
Título: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE
Autor: Dolz Joaquim
Sinopse: Neste segundo volume da Série Escola e Universidade, os textos sistematizam conceitos mobilizados no estudo, destacando o uso de bibliografia tanto internacional, em especial, suíça, assim como a abundante recorrência de estudos brasileiros [...] Os textos abordam propostas de protótipos de sequências didáticas, relatos de implementação de sequências didáticas, análise de material apontando a possibilidade de aproximação com a SD, uso da SD voltada ao letramento acadêmico no ensino superior, aplicação da SD em ambiente virtual, resultados relativos ao desenvolvimento de capacidades de linguagem por alunos da graduação e resultados advindos do ensino de produção textual escrita com o uso de SD. [...] Enfim, estudos com o objetivo de consolidar a sequência didática como um eixo central de uma pedagogia inovadora para os mais diferentes contextos educacionais. Escrito a partir de diferentes olhares, fruto de múltiplas experiências didáticas de distintas regiões do Brasil e do exterior, mas com a mesma inspiração: as sequências didáticas oriundas dos estudos genebrinos esta obra reúne uma variedade de práticas de linguagem, percursos, estratégias e vertentes teóricas adotada por professores pesquisadores de diferentes níveis de ensino que compõem esta obra: educação básica, ensino superior (graduação e pós-graduação), como também, os que atuam na formação continuada de professores. Eis o resultado de uma crescente adesão a este procedimento – as sequências didáticas – favorável ao desenvolvimento das práticas de linguagem, que se materializam em gêneros textuais.
Contexto da obra
Na área de Linguística e Comunicação, livros como este costumam interessar por linguagem, discurso e mediação. “SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE”, de Dolz Joaquim, publicado pela editora Editora Mercado de Letras, em 2020 e com 324 páginas, integra a categoria Livros de Linguística e Comunicação. Na prática, isso ajuda a entender melhor o lugar do livro entre linguagem, análise e formas de comunicação.
Editora: Editora Mercado de Letras
Páginas: 324
Ano: 2020
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6586089328
ISBN13: 9786586089325
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,453
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,70
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Mercado de Letras costumam explorar temas ligados à educação, linguagem e formação, com uma clara preocupação social e política. A experiência de leitura frequentemente envolve reflexões críticas sobre a educação pública, práticas docentes e processos de letramento, muitas vezes com um tom acadêmico, mas acessível. O catálogo sugere obras que dialogam com o ensino básico e superior, abordando desde a formação de professores até o papel da linguagem em contextos sociais e culturais específicos. Há também um interesse evidente por questões de materialidade do livro, multimodalidade e a relação entre texto e imagem, o que amplia o campo de leitura para além do texto tradicional. A diversidade do catálogo se manifesta em obras que vão do estudo da psicanálise e linguística aplicada a abordagens práticas para o cotidiano escolar, contemplando tanto análises teóricas quanto relatos de experiências.
