
Título: Sujeito e Escola. Estudos em Educação
Autor: Tárcia Regina da Silveira Dias / Carmen Campoy Scriptori
Sinopse: Este é um livro que trata da teoria e da prática educacionais através de estudos e investigações dentro da linha de pesquisa “Constituição do sujeito no contexto escolar” do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, São Paulo. Mais uma obra propondo um diálogo reflexivo com aquele que a lê, buscando ainda contribuir para que se promovam novas pesquisas e estudos sobre Educação Escolar. Entre as várias abordagens que podemos encontrar neste livro destacamos as seguintes: uma visão integradora do sujeito, defendendo um entrelaçamento dos aspectos cognitivos com os afetivos; uma reflexão sobre as práticas educacionais propostas por docentes que se fundamentam nas teorias de Piaget e Vigotski; o adolescente e suas relações com a escola e a figura do professor; os jogos como elementos do processo educacional, discutindo a deficiência mental e apresentando estudos sobre o desenvolvimento de alunos com a síndrome de Down; o nível de ansiedade de pais que buscam interação com seus filhos surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais, sinais caseiros, fala e escrita; uma perspectiva sócio-antropológica da surdez na literatura científica e na legislação brasileira, bem como as reações às tentativas educacionais que desconsideram os interesses e as singularidades da surdez, tendo em vista a organização de uma educação bilíngue e bicultural; uma reflexão sobre os objetivos educacionais subjacentes às ações docentes e as finalidades da Educação; a educação ambiental na formação de conceitos e de práticas sócio-ambientais de jovens de uma escola pública; e, finalmente, a relação da música com os processos de desenvolvimento das funções psicológicas superiores no referencial teórico de Vigotski.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Sujeito e Escola. Estudos em Educação”, de Tárcia Regina da Silveira Dias / Carmen Campoy Scriptori, publicado pela editora Insular, em 2009 e com 248 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Insular
Páginas: 248
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 857474431X
ISBN13: 9788574744315
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,370
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 15,00
- Espessura (cm): 1,50
Sobre a editora
Os livros da editora Insular convidam o leitor a uma imersão que varia do rigor acadêmico à narrativa ficcional, com um foco recorrente em temas sociais, educacionais e culturais. A experiência de leitura pode ser densa e reflexiva, marcada por abordagens que vão desde análises detalhadas do cotidiano universitário até relatos que exploram emoções humanas profundas e conflitos pessoais. O catálogo sugere uma preferência por obras que dialogam com a realidade brasileira, seja por meio da sociologia, da educação, do jornalismo ou da literatura regional, muitas vezes com um tom crítico e investigativo. Há uma alternância entre textos mais informativos, como estudos sobre políticas públicas e direitos humanos, e narrativas que exploram a complexidade das relações humanas, com ritmo que ora é contemplativo, ora intenso e envolvente.
