
Título: Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo
Autor: José Carlos Libâneo
Sinopse: Os organizadores e autores deste livro têm em comum a preocupação com a pedagogia como campo de estudos, de pesquisa e de formação. O que mobiliza esses pesquisadores é saber como articular, na prática escolar, objetivos educativos, conteúdos, modos cotidianos de criar currículos, tanto quanto políticas curriculares, formas de relação dos estudantes com os saberes, metodologias e técnicas de ensino, tendo em vista a formação de sujeitos pensantes e críticos.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo”, de José Carlos Libâneo, publicado pela editora Cortez, em 2018 e com 552 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Cortez
Páginas: 552
Ano: 2018
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8524919426
ISBN13: 9788524919428
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,795
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 3,50
Sobre a editora
Os livros da editora Cortez costumam explorar temas ligados às ciências sociais e humanas, com foco em análises críticas da realidade brasileira e latino-americana. A experiência de leitura frequentemente envolve abordagens acadêmicas e reflexivas sobre questões como Serviço Social, educação, políticas públicas e cultura, com textos que mesclam rigor teórico e linguagem acessível. O catálogo apresenta obras que discutem desde trajetórias históricas e filosóficas até práticas pedagógicas e sociais atuais, criando um contraste entre análises densas e narrativas que valorizam a diversidade cultural e social. Em meio a trabalhos mais densos, há também espaço para textos que dialogam com o público infantojuvenil, trazendo contos e histórias que remetem ao folclore e à infância, o que evidencia uma certa amplitude temática e de público.
