
Título: Tratado de Direito Constitucional Tributário
Autor: HELENO TAVEIRA TORRES
Sinopse: Coordenada por Heleno Taveira Tôrres, esta obra, que reúne estudos dos mais renomados juristas nacionais e estrangeiros de destaque na sua área de especialização, teve por fim homenagear o Professor Paulo de Barros Carvalho, um dos precursores da denominada Escola Paulista de Direito, cujo movimento rompeu os padrões preestabelecidos da doutrina dos anos 70. Os ensaios que foram dedicados ao autor - aliás, o ilustre estudioso escreveu diversas obras de repercussão, dentre as quais destaca-se Direito tributário - fundamentos jurídicos da incidência, traduzida para o espanhol e para o italiano - versam sobre diferentes temas do Direito Constitucional Tributário, na medida em que são analisados de modo sistemático, não se limitando a uma abordagem cujo conteúdo seja de relevância provisória. Para ilustrar, foram colaboradores Aires Fernandino Barreto, Alberto Xavier, Alejandro C. Altamirano, Carlos Palao Taboada, Cesar García Novoa, Cláudio Sacchetto, Diogo Leite de Campos, Eduardo Domingos Bottallo, Giuseppe Melis, Heleno Taveira Tôrres, Humberto Ávila, Ives Gandra da Silva Martins, José Casalta Nabais, José Eduardo Soares de Melo, José Juan Ferreiro Lapatza, José Osvaldo Casás, José Souto Maior Borges, Lenio Luiz Streck, Luís Eduardo Schoueri, Misabel Abreu Machado Derzi, Nelson Jobim, Paulo Caliendo, Pedro Manuel Herrera Molina, Régis Fernandes de Oliveira, Ricardo Lobo Torres, Roque Antonio Carrazza, Sacha Calmon Navarro Coêlho, Tercio Sampaio Ferraz Junior, Victor Manuel Sanches Blázquez e Victor Uckmar.
Contexto da obra
No campo jurídico, livros como este costumam ocupar um lugar importante entre estudo, consulta e formação. “Tratado de Direito Constitucional Tributário”, de HELENO TAVEIRA TORRES, publicado pela editora SARAIVA, em 2005 e com 840 páginas, integra a categoria Livros de Direito. Isso costuma ajudar a entender o lugar da obra entre livros de apoio, formação e referência jurídica.
Editora: SARAIVA
Páginas: 840
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 850205452X
ISBN13: 9788502054523
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,400
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 4,70
Sobre a editora
Os livros da editora Saraiva costumam apresentar uma leitura focada em temas jurídicos e acadêmicos, com obras que mesclam didática e atualização legislativa. O leitor encontra textos que vão desde manuais práticos para estudantes e profissionais do Direito até análises detalhadas de códigos e processos, muitas vezes acompanhados de recursos como esquemas, quadros e materiais digitais complementares. O tom das obras varia entre o rigor técnico e uma linguagem clara, que busca facilitar a compreensão sem perder a profundidade. Além do Direito, o catálogo inclui títulos que abordam questões sociais, ambientais e empresariais, ampliando o interesse para públicos que buscam conhecimento aplicado e reflexões contemporâneas.
