
Título: Trópico de Capricórnio
Autor: Henry Miller
Sinopse: "Lançado cinco anos após a publicação do escandaloso Trópico de Câncer, a sequência autobiográfica Trópico de capricórnio mantém a polêmica narrativa sobre liberdade e erotismo mas sem repetir a fórmula. Trópico de Capricórnio mantém a sexualidade e o erotismo em primeiro plano, porém não é simplesmente uma repetição dos temas e do estilo apresentados em Trópico de Câncer. Por meio de uma narrativa ainda mais densa e subjetiva, Henry Miller desfia seu passado em Nova York durante os anos 1920 – antes de embarcar para Paris e fazer da capital francesa a sua festa individual. A obra não é libertária como Trópico de Câncer. Pelo contrário, nele, o sexo parece mais escapismo do que celebração, fuga de uma realidade cruel e opressora. Mas, mesmo pessimista, a situação extremada parece pedir uma reação, que, como se sabe, viria com a ida a Paris. Nesta obra, Miller, em sua arrogância e em sua bondade, é ainda mais honesto com a natureza humana. Afirma:""(...) parece que fiquei completamente indiferente: a maioria das crianças se rebela, ou finge rebelar-se, mas eu estava cagando. Era um filósofo quando ainda usava fraldas. (...) sou até um pouco pior. porque via com mais clareza que eles e ainda assim continuava impotente para alterar minha vida. (...) Viviam me exortando a não ser tolerante, sentimental nem caridoso demais. Seja firme! Seja duro!, advertiam-me. Foda-se!, eu dizia a mim mesmo, vou ser generoso. maleável. misericordioso. tolerante, carinhoso. No início ouvia todo mundo até o fim; se não podia dar um emprego a alguém. dava-lhe dinheiro, e se não tinha dinheiro, dava-lhe cigarros ou coragem:'''' Com toques autobiográficos, a história se passa nos anos 1920 e relata um passado permeado por considerações existenciais e em tons de cinza, da falta de trabalho e de dinheiro a um emprego odioso."
Contexto da obra
Na ficção, o interesse por um livro costuma começar na história, mas não termina nela. “Trópico de Capricórnio”, de Henry Miller, publicado pela editora José Olympio, em 2017 e com 322 páginas, integra a categoria Livros de Ficção. Por isso, o livro tende a ganhar mais presença quando o leitor observa também como a história é contada.
Editora: José Olympio
Páginas: 322
Ano: 2017
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8503013282
ISBN13: 9788503013284
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,420
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 15,50
- Espessura (cm): 1,80
Sobre a editora
Os livros da editora José Olympio costumam oferecer uma experiência de leitura que alia profundidade histórica e literária a narrativas que exploram a formação pessoal e social dos personagens. O catálogo apresenta obras que transitam entre o romance de formação, biografias detalhadas e análises culturais, muitas vezes ambientadas em contextos históricos marcantes, como o Brasil rural e urbano do século XX ou a Europa em períodos de transformação. A linguagem varia do mais narrativo, com atenção à psicologia dos personagens, ao mais informativo, com textos que dialogam com a crítica literária e a pesquisa acadêmica. Essa diversidade sugere um público interessado tanto em ficção com densidade social quanto em estudos literários e históricos.
