
Título: Vai Embora da Casa de Teus Pais
Autor: Bernardo Sorj
Sinopse: Bernardo Sorj une biografia e história, aventura e reflexão em uma narrativa que faz um passeio ao seu passado. Vai embora da casa de teus pais – determinação bíblica, na qual Deus diz a Abraão para sair de seu lar e de sua terra natal – relata aventuras pessoais e coletivas e apresenta reflexões sobre as ilusões, os equívocos, os acertos e principalmente sobre a riqueza de uma época na qual os jovens acreditavam ser possível uma transformação radical da sociedade.Sorj resgata lembranças sobre uma Israel onde a luta pela paz une jovens latino-americanos, árabes e judeus israelenses e sobre um encontro com Darcy Ribeiro no Uruguai, quando o antropólogo, exilado, mostrou-se fascinado com um movimento brasileiro de jovens sionistas-revolucionários que, por seus próprios meios, se ramificava por outros países da região. Em algumas passagens, ele lança luz sobre a visão dos judeus sobre eles mesmos. “Diferentemente da religião, da qual a maioria dos jovens se afastava, Israel se transformou em um valor comum entre pais e filhos. Certamente havia diferenças. Para os pais, a existência do Estado de Israel era vivida como um milagre, um fenômeno quase religioso. Para a maioria dos jovens, o sionismo era uma ideologia secular, uma alternativa à visão religiosa e resignada do mundo (...)”, relata Sorj.O autor nascido no Uruguai nos ensina que “A Bíblia conta que o início da história de um povo, no caso, os hebreus, começa com a saída da casa dos pais. No texto bíblico, Deus ordena a Abraão: ’sai (lech lecha) de tua terra, de teu ambiente natal e da casa de teu pai’. Uma tradução possível de Lech lecha é ‘anda a ti’, vai encontrar a ti mesmo. Todo começo de um novo caminho exige o rompimento com o lar onde se nasceu. Mas todo rompimento, por mais radical que se queira imaginar, não deixa de ser cheio de continuidades, ainda que seja pelo simples fato que ele é construído como uma reação ao passado.”
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “Vai Embora da Casa de Teus Pais”, de Bernardo Sorj, publicado pela editora Civilização Brasileira, em 2012 e com 224 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 224
Ano: 2012
Edição: Literatura Estrangeira
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8520010865
ISBN13: 9788520010860
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,278
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,30
Sobre a editora
Os livros da editora Civilização Brasileira apresentam uma experiência de leitura que transita entre o rigor histórico, a análise social e a literatura de qualidade. O catálogo reúne obras que exploram desde a formação política e social do Brasil até reflexões filosóficas e ensaios críticos, muitas vezes com um viés marxista ou político, mas também com espaço para literatura e poesia. A diversidade temática inclui estudos detalhados sobre períodos históricos, biografias, e análises culturais, com textos que combinam densidade conceitual e linguagem acessível, favorecendo leitores interessados em aprofundar seu entendimento sobre o Brasil e o mundo. O tom dos livros varia entre o didático e o narrativo, com algumas obras adotando uma abordagem mais interpretativa e outras privilegiando a pesquisa documental.
