
Título: Xerekó Arandu: a morte de Kretã
Autor: Olívio Jekupé
Sinopse: Você vai se emocionar com as histórias contadas por Olívio Jekupé em sua viagem ao Paraná onde decidiu retomar os estudos. Em meio a aventuras ele nos apresenta Ângelo Kretã, cacique do povo Kaingáng, conhecido pela sua coragem e determinação na defesa das terras do seu povo e na união dos povos indígenas.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Xerekó Arandu: a morte de Kretã”, de Olívio Jekupé, publicado pela editora Peirópolis, em 2002 e com 56 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Peirópolis
Páginas: 56
Ano: 2002
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 8585663065
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Peirópolis oferecem uma experiência de leitura que combina rigor informativo e sensibilidade poética, transitando entre obras de caráter educativo, literário e ambiental. O catálogo privilegia temas ligados à cultura, meio ambiente, educação e história, com abordagens que vão do ensaio prático ao conto lírico, passando por reflexões sociais e políticas. Muitas obras apresentam uma linguagem acessível, com recursos visuais como ilustrações e gráficos, favorecendo o diálogo com públicos variados, incluindo crianças, jovens e profissionais de áreas específicas. O tom ora é didático, ora narrativo, mas mantém um cuidado constante com a clareza e o aprofundamento dos temas.
