
Título: Zigurate. Uma Fábula Babélica
Autor: Max Mallmann
Sinopse: Símbolo do casamento entre o céu e a terra, o zigurate era uma construção em forma de torre piramidal, encimada por um pequeno templo ou altar. Os zigurates, numerosos na antiga Suméria, inspiraram a lenda bíblica da Torre de Babel. Zigurate – uma fábula babélica é uma releitura ousada e contemporânea do mito de Gilgamesh, lendário rei sumério que percorreu o mundo em busca da imortalidade. Na França de hoje, Sophie Brasier é portadora de uma doença letal. Seus últimos dias são dedicados a escrever uma tese sobre os mitos mesopotâmicos no Velho Testamento. Em meio ao estudo de alfarrábios e à ingestão de pílulas que a mantêm viva, Sophie encontra uma perturbadora referência a um homem e uma mulher feitos de ouro, que teriam sido criados por Deus pouco antes do frágil Adão de barro. A pesquisa de Sophie muda de rumo e, motivada pela mesma angústia sentida por Gilgamesh há cinco mil anos, ela sai em busca do casal de imortais. A fábula babélica de Max Mallmann se passa em três belas cidades: Paris, Edimburgo e Rio de Janeiro, numa aventura repleta de ação e enigmas, rica como a epopeia de Gilgamesh. Cada capítulo deste arrebatador romance é pontuado por uma mescla de eventos históricos, desde as antigas civilizações da Mesopotâmia, passando pela expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito e pelas guerras do violento século XX, para chegar ao contemporâneo mundo dos traficantes de drogas no Rio de Janeiro. Fatos, datas, ruas e alguns bares citados ao longo das páginas são perturbadoramente reais. As referências, contudo, chegam envelopadas em deliciosa narrativa, construída com o engenho do fabulista que Mallmann provou ser em Síndrome de quimera, seu livro anterior. A imaginação sem limites de Mallmann e seu texto enxuto, carregado de ironia e suspense, convertem o leitor em detetive e cúmplice até a última página. Durante a leitura de Zigurate, muitas vezes somos levados a perguntar, como fez Sophie Brasier: “E se...?”
Contexto da obra
Na ficção, o interesse por um livro costuma começar na história, mas não termina nela. “Zigurate. Uma Fábula Babélica”, de Max Mallmann, publicado pela editora Rocco, em 2003 e com 224 páginas, integra a categoria Livros de Ficção. Por isso, o livro tende a ganhar mais presença quando o leitor observa também como a história é contada.
Editora: Rocco
Páginas: 224
Ano: 2003
Edição: Literatura Brasileira
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8532515851
ISBN13: 9788532515858
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,240
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,30
Sobre a editora
Os livros da editora Rocco apresentam uma experiência de leitura que transita entre narrativas densas e envolventes, com personagens complexos e temas que exploram tanto conflitos históricos e sociais quanto dilemas íntimos e pessoais. O catálogo revela obras que abordam desde epopeias antigas, como batalhas e mitos, até questões contemporâneas como violência urbana, saúde mental e desafios profissionais. A linguagem varia entre o poético e o direto, com textos que podem ser ao mesmo tempo reflexivos e tensos, ora com ritmo acelerado, ora mais contemplativo. A diversidade editorial permite encontrar títulos que mesclam ficção, ensaio, biografia e literatura juvenil, evidenciando uma preocupação em dialogar com públicos variados, sem perder a profundidade e o rigor narrativo.
