
Título: Como aprendi o Português: e outras aventuras
Autor: Paulo Rónai
Sinopse: Este não é um livro comum. Vários autores emergem, aqui, de uma mesma pessoa. Paulo Rónai se revela linguista e crítico, memorialista e testemunha de seu tempo, especialista na cultura oral e literária de vários povos e países, latinista e educador. Mostra-se, antes de mais nada, um mestre da língua portuguesa e do ensaísmo, um humanista capaz de conciliar todos esses temas, mantendo seu interesse vivo e instigante para todos. Não se trata, assim, de obra reservada aos especialistas, já que é difícil conceber um leitor inteligente que, atraído por algum dos temas, não acabe devorando o volume inteiro. Portanto, leitor: bom apetite.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Como aprendi o Português: e outras aventuras”, de Paulo Rónai, publicado pela editora Editora Globo, em 1992 e com 177 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Editora Globo
Páginas: 177
Ano: 1992
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8525011088
ISBN13: 9788525011084
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Globo apresentam uma variedade que vai do didático ao narrativo, com obras que exploram desde guias práticos para viagens até histórias ambientadas em cenários futuristas e urbanos. Muitas obras trazem um tom informativo e acessível, como livros que combinam dados científicos com atividades interativas, enquanto outras investem em narrativas mais densas e complexas, abordando temas como conflitos pessoais e históricos. O catálogo também inclui quadrinhos e literatura juvenil, mostrando uma atenção especial a públicos diversos, do estudante ao leitor interessado em cultura pop e ficção. Essa diversidade cria um contraste interessante entre materiais mais instrutivos e outros com foco em emoção e construção de personagens.
