
Título: Diário de Raquel
Autor: Marcos Rey
Sinopse: O sumiço de uma menina de rua envolve uma psicóloga e uma mendiga num arriscado jogo de encontros e desencontros no centro antigo de São Paulo. Um diário escrito em cadernos esparsos - o amigo a quem a órfã Raquel revela sua lembranças, as histórias que vive na cidade e o que pensa sobre as coisas - traça um enredo de suspense que aproxima cada vez mais a garota da morte. Enquanto a psicóloga Regina se disfarça para vasculhar a fundo as ruas sujas do centro e Tia Vera, a mendiga, aos poucos descobre a história de Raquel nas páginas do diário, um homem planeja uma vingança contra a menina. Raquel, que até agora conseguiu se livrar sozinha dos vários apuros por que passou, pode estar com os dias contados.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Diário de Raquel”, de Marcos Rey, publicado pela editora Companhia das Letras, em 2004 e com 150 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 150
Ano: 2004
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8535905472
ISBN13: 9788535905472
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Das Letras oferecem uma experiência de leitura que varia entre o íntimo e o social, com narrativas que exploram conflitos familiares, questões históricas e políticas, além de temas contemporâneos como violência e memória. O catálogo privilegia obras que mesclam profundidade psicológica e crítica social, apresentando personagens complexos e ambientes que vão do Brasil urbano à paisagem natural, passando por contextos históricos e culturais diversos. Há um equilíbrio entre textos mais narrativos, como romances e contos, e obras informativas ou ensaísticas que dialogam com a história, política e ciências sociais. O tom pode ser tanto reflexivo e melancólico quanto ágil e envolvente, com ritmo que ora convida à contemplação, ora mantém a tensão do suspense.
