
Título: Imperialismo Capa comum – 2 março 2023
Autor: João Fábio Bertonha
Sinopse: O imperialismo, desenvolvido a partir da segunda metade do século xix, consistia na dominação econômica de alguns países (além dos europeus, também os eua e o Japão) sobre outros. O objetivo era, de um lado, aumentar o mercado de seus produtos industrializados e, de outro, obter matérias-primas garantidas a custo baixo. Além da Inglaterra, países como Bélgica, Holanda, França e Itália também se beneficiavam desse sistema, e o restante do mapa-múndi da época – particularmente os países da África, Ásia, América Central e do Sul, além dos países do Oriente Médio – era dividido entre essas nações. É evidente que o interesse da metrópole sempre vinha em primeiro lugar, com a exploração das riquezas e da força de trabalho das colônias, embora não se possa negar alguns benefícios eventuais, como a criação de estradas de ferro, a abertura de escolas superiores e até a pacificação de lutas tribais em favor da união nacional. Esta obra destrincha as diferentes facetas e os diversos estágios do imperialismo e problematiza seus efeitos sob uma perspectiva global, ressaltando a voz dos dominados e a de outros atores na Ásia, na África e na América Latina. Obra voltada especialmente a estudantes de História. Sobre a coleção: A Coleção Temas Fundamentais é um projeto irmão da Coleção História na Universidade. Sua proposta é focar em eventos mais específicos, porém igualmente essenciais aos estudos históricos e à formação de todo historiador. Suas obras apresentam momentos definidores da História de forma sucinta, didática e clara, sem deixar de lado a qualidade conceitual e teórica. Escritos por pesquisadores especialistas em cada assunto, oriundos das principais universidades do país, os livros são voltados para estudantes, professores de História e todos aqueles que desejam entender os acontecimentos que formaram nossa sociedade.
Contexto da obra
Na História, livros como este costumam ser lidos como forma de ampliar contexto, memória e compreensão de processos. “Imperialismo Capa comum – 2 março 2023”, de João Fábio Bertonha, publicado pela editora Contexto, em 2023 e com 160 páginas, integra a categoria Livros de História. Esse contexto ajuda a tornar mais clara a proposta histórica da obra e o tipo de leitura que ela convida a fazer.
Editora: Contexto
Páginas: 160
Ano: 2023
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6555412100
ISBN13: 9786555412109
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,280
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
Os livros da editora CONTEXTO são marcados por um rigoroso compromisso com temas acadêmicos e sociais relevantes, especialmente nas áreas de História, Linguística e Educação. A experiência de leitura costuma ser densa e reflexiva, com obras que combinam clareza expositiva e aprofundamento teórico, como em análises históricas que abrangem desde o Brasil Império até movimentos sociais contemporâneos, ou estudos linguísticos que exploram desde a sintaxe do português brasileiro até a semiótica. O catálogo revela um interesse constante em conectar a pesquisa acadêmica com a prática pedagógica, destacando obras que dialogam diretamente com educadores, estudantes universitários e pesquisadores. Há uma predominância de textos que adotam tom didático e crítico, equilibrando narrativas históricas, ensaios conceituais e guias práticos, o que sugere um público leitor atento à formação e à compreensão aprofundada dos temas.
