
Título: Introdução ao documentário brasileiro
Autor: Amir Labaki
Sinopse: Neste breve volume, o crítico de cinema e fundador do Festival de Documentários É Tudo Verdade, Amir Labaki, sintetiza a curva geral de evolução da produção de documentários no Brasil, cobrindo 110 anos de história. Sem pretensão de esgotar o assunto, este livro representa um dos caminhos possíveis para sumarizar uma trajetória rica e complexa, que vive atualmente um de seus capítulos mais vigorosos. O livro é dividido em quatro capítulos e traz ao final uma videografia, com uma lista de 50 filmes comentados, selecionada a partir dos títulos disponíveis em locadoras e no mercado brasileiro de vídeo doméstico, em VHS ou DVD. (site Americanas.com)
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Introdução ao documentário brasileiro”, de Amir Labaki, publicado pela editora Francis, em 2006 e com 123 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Francis
Páginas: 123
Ano: 2006
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8589362647
ISBN13: 9788589362641
Sobre a editora
Os livros da editora Francis costumam explorar narrativas densas e multifacetadas, muitas vezes ancoradas em contextos históricos ou políticos complexos. A experiência de leitura varia entre ficções que mesclam personagens profundamente perfilados com cenários reais, como revoluções e regimes autoritários, e ensaios que investigam temas contemporâneos como documentários, intolerância e política internacional. O tom desses livros pode oscilar entre o crítico e o reflexivo, com ritmo que ora privilegia a tensão dramática, ora o pensamento analítico. O catálogo sugere um interesse por personagens em transformação, conflitos éticos e sociais, além de uma abordagem que valoriza tanto o relato íntimo quanto o panorama amplo.
