
Título: O conhecimento inútil: volume de informações e de conhecimentos
Autor: Jean-françois Revel
Sinopse: Vivemos e viveremos cada vez mais na era da informação, repete-se diariamente, - e é verdade - jamais tantas pessoas tiveram acesso a tal volume de informações e de conhecimentos. Jamais a comunicação foi tão abundante, rápida e difundida em toda parte. Jamais, portanto, teoricamente, políticos, economistas, sociólogos e intelectuais trabalharam em condições melhores desde a origem da humanidade. A opinião pública dispõe de todos os elementos necessários para julgar acertadamente seus dirigentes, e para se orientar. Consequentemente, o mundo deveria ser melhor hoje em dia. Porém, sabe-se que não é. "Por quê ?" - é a questão crucial. Jean-françois Revel a examina neste livro que O conhecimento está a nossa disposição, porém não queremos utilizá-lo. A comunicação se opõe a informação ? O autor passa em revista a situação da informação apoiando-se numa vasta pesquisa internacional, povoada em fatos inesperados e de lembranças pessoais. Ele tira exemplos de diversos países ao mesmo tempo, de diversas culturas e de sistemas políticos. A informação sem dúvidas, primeiramente a explosão da imprensa e das mídias, mas, e também o conhecimento científico, a educação, a produção cultural construida para funcionar graças ao conhecimento. Nossa civilização é viável se ela se recusa a utiliza-lo ?
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “O conhecimento inútil: volume de informações e de conhecimentos”, de Jean-françois Revel, publicado pela editora Bertrand Brasil, em 1991 e com 450 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 450
Ano: 1991
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 8528601269
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora BERTRAND BRASIL apresentam uma experiência de leitura que mescla narrativas intensas e reflexões aprofundadas, transitando entre o romance histórico, o thriller psicológico e o ensaio crítico. O catálogo sugere um interesse por personagens complexos, como jovens mulheres em processos de autodescoberta, figuras históricas envoltas em conflitos políticos e sociais, além de histórias urbanas marcadas por tensões cotidianas. A linguagem varia do poético ao direto, com textos que exploram tanto o drama íntimo quanto o panorama amplo de questões sociais e culturais.
