
Título: Trabalho Vivo, 2 Volumes
Autor: Christophe Dejours, Franck Soudant
Sinopse: No tomo I, o autor propõe, em seus oito capítulos, um debate com a filosofia dos princípios proposta por Maine de Biran, com os escritos filosóficos de Michel Henry, com os escritos psicanalíticos de Laplanche, com a obra de Hannah Arendt, com outros autores da filosofia crítica, como Habermas e Axel Honneth, com Emmanuel Renault, com a ergonomia, entre outros. Dejours pretende ir às raízes de seu pensamento para propor uma consolidação das bases epistemológicas da psicodinâmica do trabalho. No tomo II, encontra-se uma síntese inicial do tomo I e, ao longo dos sete capítulos que o compõem. A obra propõe uma discussão sobre a subjetividade e o trabalho, um debate com Freud sobre as questões do trabalho ordinário e as possibilidades de emancipação, propostas sobre a civilização e a importância das atividades deônticas, sobre a questão da organização do trabalho, sobretudo no que diz respeito às possibilidades e à natureza da cooperação, à centralidade do trabalho para o desenvolvimento da cultura e, por fim, à importância dos espaços de deliberação no trabalho. Uma reflexão sobre a necessidade de recuperar o espaço da política, de trazer para o centro da discussão o fato de que a ação no mundo é ação política, o que nos traz grande alento ao repatriar para o debate no mundo da produção a relevância de se conhecer os princípios que motivam a ação humana, bem como de se criar espaços de deliberação, espaços públicos, para a ação na polis, a ação política.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Trabalho Vivo, 2 Volumes”, de Christophe Dejours, Franck Soudant, publicado pela editora PARALELO 15, em 1969 e com 440 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: PARALELO 15
Páginas: 440
Ano: 1969
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 8586315672
ISBN13: 9788586315671
Sobre a editora
Os livros da editora Paralelo 15 convidam o leitor a refletir sobre temas ligados à organização social, trabalho e suas implicações na vida humana. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram relações entre sofrimento, saúde mental e identidade no ambiente profissional, além de abordagens críticas sobre tecnologia, sociabilidade urbana e questões regionais brasileiras. O tom é predominantemente analítico e acadêmico, com foco em debates transdisciplinares e estudos de caso que cruzam história, psicodinâmica e políticas sociais. O catálogo apresenta obras que dialogam com públicos interessados em ciências sociais, humanas e políticas, mesclando análises históricas e contemporâneas.
