
Título: Virtudes e Educação. O Desafio da Modernidade. Psicologia e Educação
Autor: Tognetta Paulino
Sinopse: Por que tratar de virtudes no cenário da educação? Não seria uma volta ao passado, à arbitrariedade de cunho religioso a qual as instituições que ensinam experimentaram? Parece-nos que há uma certa reserva quando o tema são as virtudes porque por muito tempo tal discussão se destacava somente na filosofia ou, por certo, na religião. No entanto, em tempos modernos, a psicologia moral resgata o conceito de virtude e o integra a um estudo sobre a natureza da moral. Será exatamente sobre esse conceito atual de virtude na psicologia moral que pretendemos versar. Uma virtude é uma força que age ou que pode agir assegurada por um caráter espontâneo e, portanto, ligada às disposições próprias do sujeito que age. É verdade que a virtude consiste na conformidade com a razão, como causa e princípio da aprovação ou da desaprovação.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Virtudes e Educação. O Desafio da Modernidade. Psicologia e Educação”, de Tognetta Paulino, publicado pela editora Editora Mercado de Letras, em 2007 e com 200 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Editora Mercado de Letras
Páginas: 200
Ano: 2007
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8575910663
ISBN13: 9788575910665
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,302
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
Os livros da editora Editora Mercado de Letras costumam explorar temas ligados à educação, linguagem e formação, com uma clara preocupação social e política. A experiência de leitura frequentemente envolve reflexões críticas sobre a educação pública, práticas docentes e processos de letramento, muitas vezes com um tom acadêmico, mas acessível. O catálogo sugere obras que dialogam com o ensino básico e superior, abordando desde a formação de professores até o papel da linguagem em contextos sociais e culturais específicos. Há também um interesse evidente por questões de materialidade do livro, multimodalidade e a relação entre texto e imagem, o que amplia o campo de leitura para além do texto tradicional. A diversidade do catálogo se manifesta em obras que vão do estudo da psicanálise e linguística aplicada a abordagens práticas para o cotidiano escolar, contemplando tanto análises teóricas quanto relatos de experiências.
