
Título: Direitos Humanos e Educação: Outras palavras, outras práticas
Autor: Org. Flávia Schilling
Sinopse: Em nosso país, marcado pela abissal concentração de renda, pelo "berço esplêndido" da cultura da desigualdade, falar em dignidade parece um luxo, uma retórica dos "valores proclamados" - e não dos valores reais, como diziam Anísio Teixeira e Florestan Fernandes. é como se falássemos abastratamente da "Justiça" (aquela da balança e dos olhos vendandos), sabendo perfeitamente que há, entre nós, justiça para pobre e justiça para rico. Aqui, ao contrário da honra e dos poucos eleitos, é como se admitíssemos o conceito de dignidade para todos, com uma certa condescendência, como algo que tem a ver mais com compaixão e caridade do que com direitos e justiça, do que com liberdade, igualdade e solidariedade.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Direitos Humanos e Educação: Outras palavras, outras práticas”, de Org. Flávia Schilling, publicado pela editora Cortez Editora, em 2005 e com 264 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Cortez Editora
Páginas: 264
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8524911778
ISBN13: 9788524911774
Sobre a editora
Os livros da editora Cortez Editora oferecem um mergulho denso e reflexivo no campo da educação, das ciências sociais e das políticas públicas. A leitura costuma ser marcada por um tom analítico e crítico, com foco em temas como filosofia da educação, políticas educacionais, sociologia da infância e história da educação. A maior parte das obras privilegia abordagens teórico-metodológicas rigorosas, mas com linguagem que pode variar entre o didático e o quase coloquial, especialmente quando voltadas a professores e profissionais da educação. O catálogo indica uma preocupação constante com a interdisciplinaridade, destacando diálogos entre educação, psicologia, sociologia e filosofia, e também com o contexto histórico e político brasileiro. Há obras que exploram desde análises de políticas públicas até relatos de experiências práticas em escolas, revelando um equilíbrio entre reflexão crítica e aplicação concreta.
